top of page
Buscar

Ibama investiga substância de cor alaranjada no mar em área do Porto de Santos.

  • Luiz Otávio, Frutal-MG
  • 13 de fev. de 2018
  • 1 min de leitura

Mancha se espalhou por aproximadamente 500 metros de cais.

O núcleo de emergências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) investiga o aparecimento de uma substância de cor laranja no Canal do Estuário, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Equipes instalaram barreiras de contenção para evitar eventual dano no mar.

A mancha se espalhou ao longo desta terça-feira (13) pelo costado dos armazéns 7 e 8, por 500 metros, na Margem Direita do porto, em Santos. Um vídeo obtido pelo G1 mostra a substância em uma uma área onde ficam atracados navios de pesquisa da Universidade São Paulo (USP) e de outras embarcações já inoperantes.

"Sabemos que essa substância atingiu o mar pela rede de drenagem daquela área. A princípio, não constatamos que seja um vazamento de navio. Não sabemos do que se trata, mas não é oleoso, já que as barreiras lançadas não absorveram o material" informou a agente ambiental federal, Ana Angélica Alabarce.

Equipes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) costataram a mancha e acionaram uma empresa especializada para recolher o material no mar. Ao longo do dia, técnicos lançaram barreiras e boias de absorção, mas a substância acabou se dispersando. A suspeita inicial é que trata-se de uma tinta.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que não foi notificada oficialmente sobre o ocorrido. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), órgão da Marinha do Brasil, disse que apura o que aconteceu. No início da noite, não era possível mais observar a mancha alaranjada na região.

Comentários


Sobre nós
Áreas Noticiadas

Espirito Santo (Brasil)

Minas Gerais (Brasil)

Santarém (Portugal)

Rio de Janeiro (Brasil)

São Paulo (Brasil)

Siga Sudeste Notícia
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

® 2018 por Sudeste Notícia

bottom of page