top of page
Buscar

Museus de SP tem programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

  • Luiz Otávio, Frutal-MG
  • 8 de mar. de 2018
  • 4 min de leitura

As atividades são gratuitas: rodas de conversa, oficinas, apresentações musicais, visitas temáticas em exposições e debates.

As instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo prepararam atividades especiais, nesta quinta-feira (8). As atividades são gratuitas e acontecem em homenagem ao Dia Internacional da Mulher: rodas de conversa, oficinas, apresentações musicais, visitas temáticas em exposições e debates.

Além da programação especial, no dia 8 de março as mulheres têm entrada gratuita em sete museus da capital e interior: Museu da Casa Brasileira, Museu do Futebol, Museu da Imigração, Museu Afro Brasil, MIS-SP, Museu do Café (Santos) e Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão).

Museus

Para celebrar a mulher, o MIS realiza, entre os dias 6 e 8 de março, uma mostra gratuita de filmes da premiada atriz norte-americana Viola Davis. Serão duas sessões por dia, sempre às 18h e 20h30. O evento é gratuito, mas é necessário retirar ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência na recepção. Para conferir os filmes que fazem parte da mostra, acesse o site www.mis-sp.org.br.

Durante todos os finais de semana do mês de março, às 11h, as visitas guiadas pelos educadores do Museu da Imigração abordarão a presença das mulheres na história da migração para o estado de São Paulo. O Núcleo Educativo realiza, no dia 11 de março, domingo, a atividade "Poesia no Concreto". Nela, o público poderá questionar como as mulheres migrantes são representadas pelas mídias e quais notícias gostariam de ler sobre elas. No dia 25 de março, às 15h, a manutenção da horta do Museu será acompanhada de uma conversa sobre o uso das plantas em chás, compressas e banhos. Para participar dessas atividades é necessário se inscrever pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

O Museu da Casa Brasileira recebe a Orquestra Pinheiros, do Esporte Clube Pinheiros, para abrir a 17ª temporada do projeto Música, com o show "Sophisticated Ladies". A apresentação será no dia 11 de março, domingo, às 11h, com entrada gratuita. No dia 18 de março, é a vez a Jazzmin's Big Band, formada por 17 mulheres de diversas gerações com repertório voltado à música popular sem fronteiras. A apresentação começa às 11h e a entrada é gratuita.

Com o objetivo de inspirar mulheres que atuam ou desejam atuar como atletas, o Museu do Futebol realiza um debate sobre a luta das mulheres nos esportes. Aline Pellegrino, Magic Paula e Fofão participam do debate intitulado "As Conquistas Delas: a história oculta das mulheres no esporte", com mediação das Dibradoras. O evento acontece no auditório do Museu, dia 7 de março, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita.

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos realiza a oficina "Ciranda das Mulheres" de 6 de março à 24 de abril, sempre às terças-feiras, às 14h00. Mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico de São Paulo se reúnem no dia 17 de março, sábado, às 19h, para o Sarau das Pretas. Já no dia 15 de abril, domingo, às 14h30, acontece o Slam das Minas (SP). Completando seu terceiro ano na Casa das Rosas, o Slam propõe uma batalha de poesia entre escritoras e slammers, visando garantir uma vaga feminina para a competição em nível nacional, o Slam BR.

Nos dias 10, 17 e 31 de março, às 14h, o Museu Afro Brasil realiza uma mediação com foco na presença das mulheres negras em seu acervo. Neste percurso, os visitantes serão direcionados a perceber a importância e a contribuição histórica e estética de mulheres artistas, escritoras, líderes religiosas, entre outras personagens fundamentais da história brasileira.

A Pinacoteca abre sua primeira exposição do calendário de 2018 no dia 3 de março com "Hilma af Klint: Mundos Possíveis", uma mostra individual da pintora sueca Hilma af Klint. Pela primeira vez na América Latina, a mostra fica em cartaz até 16 de julho e inclui 130 obras, com destaque para a série intitulada "As dez maiores". Realizada em 1907, é considerada hoje uma das primeiras e maiores obras de arte abstrata no mundo ocidental. Além deste conjunto, a mostra em São Paulo contará com algumas séries de obras que nunca foram apresentadas ao público. No dia 10 de março, o Coral Materna, formado por 30 mães, se apresenta no segundo andar do museu. Fundado por Isadora Canto, esse é o primeiro e mais antigo grupo vocal composto por mães que cantam juntas.

O Museu Catavento recebe, de 1º a 18 de março, a exposição "Marie Curie 1867-1934". A mostra tem como objetivo levar ao conhecimento público os feitos da cientista que foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e única a ser condecorada duas vezes - Nobel de Física, em 1903 e de Química, em 1911.

No sábado, 10 março, no Memorial da Resistência debate a resistência feminina intergeracional em Sábado Resistente, às 14h, no "Sábado Resistente", com a presença de Rita Sipahi, Denise Dau, Stephanie Ribeiro e Carolina Caffé, que apresenta seu curta-metragem "Nossa voz resiste!".

Interior e litoral

O Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) terá uma programação especial nos dias 17, 18 e 24 de março. "A história da mulher contada através da moda e das décadas" reunirá imagens, curiosidades, diálogos e sensibilizações para contar a história das conquistas femininas. A entrada custa R$10 (inteira) e R$5 (meia), com gratuidade aos domingos. Mais informações no site www.museufelicialeirner.org.br.

No dia 8 de março, o Museu Índia Vanuíre (Tupã) realiza uma palestra sobre o dia Internacional da Mulher a partir das 9h e às 14h realiza um sarau em homenagem às mulheres. A entrada é gratuita.

Já quem for ao Museu Casa de Portinari (Brodowski) no dia 8 de março vai assistir a uma exibição de vídeos sobre as mulheres retratadas na obra do pintor.

Comments


Sobre nós
Áreas Noticiadas

Espirito Santo (Brasil)

Minas Gerais (Brasil)

Santarém (Portugal)

Rio de Janeiro (Brasil)

São Paulo (Brasil)

Siga Sudeste Notícia
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

® 2018 por Sudeste Notícia

bottom of page