top of page
Buscar

Pesquisadores da UFMG descobrem maior vírus já identificado no planeta.

  • Luiz Otávio, Frutal-MG
  • 7 de mar. de 2018
  • 1 min de leitura

Feito abre portas para desenvolvimento de testes e diagnósticos mais eficazes contra doenças como a dengue.

Pesquisadores liderados pelo professor professor Jônatas Abrahão, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, identificaram os maiores vírus já isolados no mundo. O Tupanvírus, nome dado em referência a Tupã, deus guarani do trovão, foi encontrado em ambientes aquáticos extremos.

O primeiro vírus foi achado nas lagoas salinas do Pantanal, e o segundo estava presente em amostras coletadas a três mil metros de profundidade, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O estudo deu origem a artigo publicado na revista Nature Communications. Assista à entrevista feita com o professor Abrahão pela TV UFMG.

O vírus gigante foi descoberto por integrantes do Grupo de Estudo e Prospecção de Vírus Gigantes (GEPVIG) em parceria com pesquisadores da Aix Marseille University, na França. A descoberta faz parte de projeto que tem como objetivo desenvolver testes e diagnósticos mais eficazes para doenças como a dengue, com base na produção de proteínas em micro-organismos gigantes.

O GEPVIG, criado em 2011, é pioneiro, no Brasil, no isolamento e caracterização de vírus gigantes e foi responsável pela descoberta do Samba Vírus, originário da Amazônia, e o vírus Rio Negro, que não é gigante, mas é um virófago capaz de parasitar um vírus gigante. O Samba Vírus foi tema de reportagem publicada no Portal UFMG, em 2014.

Comments


Sobre nós
Áreas Noticiadas

Espirito Santo (Brasil)

Minas Gerais (Brasil)

Santarém (Portugal)

Rio de Janeiro (Brasil)

São Paulo (Brasil)

Siga Sudeste Notícia
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

® 2018 por Sudeste Notícia

bottom of page