top of page
Buscar

Por falta de acordo, servidores do Ipsemg entram em greve, diz sindicato.

  • Luiz Otávio, Frutal-MG
  • 23 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Paralisação deve afetar todos os setores do Hospital Governador Israel Pinheiro, em BH, e as unidades do interior do estado.

Funcionários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) entraram em greve a partir desta sexta-feira (23), de acordo com o sindicato que representa a categoria. A paralisação deve afetar todos os setores do Hospital Governador Israel Pinheiro, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e as unidades do interior do estado.

A paralisação foi acertada na última terça-feira (20), em uma assembleia na porta do hospital, na capital. Mas desde o fim do ano passado, os servidores fazem manifestações reivindicando melhores salários e condições de trabalho.

A situação do Ipsemg também foi tema de uma audiência pública, nesta semana, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Representantes do sindicato dos servidores se reuniram nesta quinta-feira (22) com o governo do estado para apresentar as reivindicações da categoria, mas nada foi acertado. Entre as propostas, eles pedem a incorporação do vale alimentação ao salário base, ajuda de custo diária para funcionários em atividade e o abono do ponto nos dias de greve.

Entre os problemas enfrentados pelos usuários do hospital, está a superlotação, que faz com que as macas fiquem espalhadas pelos corredores do serviço de urgência. Além dos quase 7 mil pacientes que estão na fila de espera para cirurgias.

O instituto de previdência do estado presta assistência médica, farmacêutica, odontológica e hospitalar. Os servidores contribuem com 3,2% dos salários e o estado com 1,6%. Além disso, parte dos serviços é paga pelos servidores. A proposta de acordo do governo para a categoria deve ser apresentada só na próxima quarta-feira (28).

Na última terça-feira, o Ipsemg informou que até o fim de abril deve normalizar o pagamento dos hospitais e laboratórios credenciados. Disse ainda que o escalonamento no pagamento dos funcionários é devido à crise financeira pela qual o estado está passando e falou também que no site do Ipsemg constam todas as informações sobre as despesas e receitas do instituto.

Em nota, o Ipsemg, informou que o governo do estado concordou em conceder uma ajuda de custo aos servidores do instituto cujo valor será definido até a próxima reunião, marcada para o dia 28 deste mês. O benefício será incluído na folha de março (paga no mês de abril).

Ainda segundo o comunicado, em função dos avanços nas negociações, o governo fez um apelo aos servidores do Ipsemg para que suspendam a greve e não prejudiquem o atendimento aos usuários do sistema de saúde estadual.

Comentários


Sobre nós
Áreas Noticiadas

Espirito Santo (Brasil)

Minas Gerais (Brasil)

Santarém (Portugal)

Rio de Janeiro (Brasil)

São Paulo (Brasil)

Siga Sudeste Notícia
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

® 2018 por Sudeste Notícia

bottom of page