Santa Casa de Passos reforça segurança após tentativas de golpe em pacientes e familiares.
- Luiz Otávio, Frutal-MG
- 21 de fev. de 2018
- 1 min de leitura
Direção do hospital esclarece que não solicita depósito de valores referentes a exames ou medicamentos.

Várias tentativas de golpes envolvendo pacientes e familiares fizeram a Santa Casa de Passos (MG) adotar novas medidas de segurança. Nos casos, estelionatários se passavam por médicos e ligavam para vítimas pedindo dinheiro.
Nas ligações, os golpistas pediam dinheiro referente a supostos exames urgentes ou medicamentos. Os casos foram descobertos após pessoas desconfiadas dos valores exigidos ligarem ao hospital. As quantias iam de R$ 1 mil e R$ 1,5 mil.
Segundo a direção do hospital, as ligações aconteceram em 2017, quando foram recebidas denúncias de pessoas vítimas dos casos.
“Aconteceu no ano passado, de ter alguns casos, mas com as barreiras que o hospital implantou pra evitar esse tipo de golpe, as pessoas ligavam aqui pra confirmar. A gente não tem casos de alguém que tenha depositado realmente”, explica Renato Maia, gerente geral do hospital.
Ainda segundo o diretor, não foi possível apurar a fonte de dados que os estelionatários tinham sobre os pacientes.
Entre as medidas adotadas pela Santa Casa após as tentativas de golpe estão a orientação de profissionais aos familiares que visitam pacientes. Nos sistemas também foram colocadas mensagens de alerta. Em 2018, o sistema de ligações será reformulado para que as chamadas de outras áreas caiam direto para uma telefonista, evitando a chegada aos quartos.
A direção alerta que o hospital não faz este tipo de ligação e nem solicita depósitos bancários.
Comments