top of page
Buscar

Ano letivo começa na rede estadual em MG com paralisação convocada por sindicato.

  • Luiz Otávio, Frutal-MG
  • 19 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Categoria e secretaria ainda não divulgaram adesão. Movimento é contra a Reforma da Previdência, adiamento do início das aulas e parcelamento de salário.

As aulas na rede estadual de ensino de Minas Gerais começaram nesta segunda-feira (19) com anúncio de paralisação de trabalhadores da área. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute) e a Secretaria de Estado de Educação ainda não divulgaram balanço de adesão.

O sindicato informou que o movimento é contra a Reforma da Previdência, o adiamento do ano escolar, o parcelamento do 13º salário em quatro vezes e o descumprimento de acordos assinados pelo governo.

Pela manhã, o movimento era normal na Escola Estadual Padre Eustáquio, na Região Noroeste de Belo Horizonte. Na entrada, a coordenadora de Educação Integral e Integrada, Cecília Cristina Resende.

“Esta paralisação é um movimento de trabalhadores, portanto é um direito deles. Nós não temos a informação de quanto das 3.643 escolas serão afetadas por esta paralisação. A Secretaria de Educação está preparada para receber todos os estudantes, as escolas estão equipadas com todos seus professores contratados e efetivos prontos para receber os estudantes”, disse Cecília Cristina Resende.

Segundo ela, mais de 50 mil professores foram contratados para o exercício do ano letivo no estado.

Já na Escola Estadual Dom Pedro II, no bairro Santa Efigênia, uma faixa demonstrava adesão à paralisação. “Instituto em greve contra a Reforma da Previdência, pelo cumprimento da Lei do Piso. Os trabalhadores não pagarão pela crise”, informava faixa em uma grade.

A rede estadual, que tem mais de 2 milhões de estudantes, foi a última a recomeçar as aulas. As atividades internas de planejamento com professores começaram no dia 15.

“Nenhum prejuízo. Duzentos dias letivos estão garantidos. A opção que fizemos por começar no dia 19 foi efetivamente, para uma rede tão extensa quanto a nossa, garantir a presença de todos os professores, efetivos e designados, no quadro de pessoal das escolas”, disse a coordenadora de Educação Integral e Integrada da secretaria. O ano letivo na rede estadual vai até 18 de dezembro.

Comments


Sobre nós
Áreas Noticiadas

Espirito Santo (Brasil)

Minas Gerais (Brasil)

Santarém (Portugal)

Rio de Janeiro (Brasil)

São Paulo (Brasil)

Siga Sudeste Notícia
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

® 2018 por Sudeste Notícia

bottom of page