top of page
Buscar

Prefeitura divulga diagnóstico de febre amarela em quatro pacientes atendidos em Barbacena.

  • Luiz Otávio, Frutal-MG
  • 15 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Morador de Caranaíba morreu e pacientes de Cipotânea, Senhora dos Montes e Ouro Branco tiveram alta.

A Sala de Situação Emergencial anunciou mais quatro diagnósticos de febre amarela em pacientes atendidos em Barbacena. A nota divulgada na manhã desta quinta-feira (15) pela Secretaria de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) informou que recebeu os laudos da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Foi detectada febre amarela no morador de Caranaíba, de 58 anos, que morreu no dia 1º de fevereiro. A doença também foi confirmada no homem de 41 anos, morador de Cipotânea, no idoso de 67 anos de Santana dos Montes e no homem de 51 anos, morador de Ouro Branco. Ambos tiveram alta. Todos foram atendidos no Hospital Regional de Barbacena.

A Secretaria Estadual de Saúde deve divulgar nesta quinta-feira (15) os dados atualizados da doença no Estado. O último levantamento, do dia 6 de fevereiro, apontava 61 mortes em Minas Gerais em 164 casos confirmados de febre amarela. Deste total, 151 são de pacientes do sexo masculino, e 13 do sexo feminino.

Casos até agora

Está em investigação a morte de um homem de 44 anos, morador de Paiva, nesta quarta-feira (14) no mesmo hospital. Amostras serão enviadas para exames na Funed.

Até agora, a Sala de Situação Emergencial contabiliza cinco óbitos pela doença em pacientes atendidos na cidade: sendo de um morador de Barbacena e outros quatro de pacientes vindos de outras cidades, entre elas Senhora de Oliveira e Caranaíba.

Outras oito pessoas que tiveram diagnóstico confirmado receberam alta: dois deles moram em Cipotânea e Santana dos Montes.

A Prefeitura está levantando quantas pessoas estão internadas com suspeitas e irá divulgar o balanço ainda nesta quinta. Barbacena é a cidade referência para casos mais graves na Macro Centro-Sul, que abrange 51 municípios.

Situação de emergência

Na quarta (24), o prefeito Luís Álvaro decretou situação de emergência em saúde pública no município por causa do surto da doença e a iminência de surto de dengue.

O decreto nº 8.257 autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção dos surtos, como aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços e pessoal de forma emergencial sem a necessidade de abertura de licitação pelo prazo de 180 dias.

No dia 25 de janeiro, o governador Fernando Pimentel (PT) incluiu mais 68 cidades - entre elas, as que integram as Unidades Regionais de Saúde de Barbacena e Juiz de Fora - no decreto de situação de emergência em saúde pública por causa do surto de febre amarela, publicado em 19 de janeiro. Agora, 162 dos 853 municípios de Minas Gerais estão nas áreas onde há maior incidência de casos da doença.

Febre amarela: perguntas e respostas

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados.

Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Comments


Sobre nós
Áreas Noticiadas

Espirito Santo (Brasil)

Minas Gerais (Brasil)

Santarém (Portugal)

Rio de Janeiro (Brasil)

São Paulo (Brasil)

Siga Sudeste Notícia
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

® 2018 por Sudeste Notícia

bottom of page