Baianas, realeza e dragões dançam hits no carnaval de BH nesta segunda-feira.
- Luiz Otávio, Frutal-MG
- 13 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Baianas Ozadas, Unidos do Barro Preto, Corte Devassa, Havayanas Usadas e Garotas Solteiras são os destaques nesta segunda-feira.
O terceiro dia de carnaval começou ao som da Bahia. O cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo, no Centro de Belo Horizonte, foi o ponto de encontro dos foliões que queriam pular ao som do Baianas Ozadas, um dos já tradicionais blocos da cidade.
Mais uma vez a bateria foi o grande destaque. Centenas de ritmistas, vestidos de branco e enfeitados com turbantes, animaram a festa. Este ano, Carlinhos Brown foi o homenageado do bloco.
A ala Baianinhas reuniu crianças com agogôs, repiques e tamborins. O grupo de dança também brilhou com as coreografias. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte (Apae) foi homenageada com uma ala especial.
Não faltou axé na avenida. Cerca de 650 mil pessoas curtiram o Baianas Ozadas, segundo a assessoria de imprensa do grupo, Ajayô!
Na Região Centro-Sul, o Unidos do Barro Preto animou os foliões ao som de rock e mangue beat. Muitos deles se sujaram de lama em referência ao nome do bloco.
As fantasias foram atrações à parte. Dragão dourado, lutadores de sumô e até uma rede pendurada por "coqueiros" participaram da festa.
Já o bloco Corte Devassa levou reis, rainhas, príncipes e princesas para a Rua Sapucaí, no bairro Floresta. Cada um a seu estilo desfilou ao som de um repertório variado e teve dancinha até o chão. “Desce, desce, desce”.
A coordenação do bloco rechaçou qualquer tipo de preconceito como homofobia e racismo, por exemplo, e disse que todos eram bem-vindos. Era somente chegar e cair na folia.
Fantasias coloridas, exóticas e transparentes eram completadas por perucas e maquiagem extravagantes. Os foliões não fizeram feio debaixo de um sol de rachar.
O Havayanas Usadas agitou uma multidão de foliões no bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul. Entre os hits do bloco estavam Daniela Mercury e Ivete Sangalo. Houve também protestos contra o presidente Michel Temer.
Peu Cardoso foi o regente da bateria e as cantoras Vivi Coelho e Fabiana Cozza ajudaram a animar as pessoas na Avenida dos Andradas. Heleno, um dos fundadores do bloco, fez aniversário nesta segunda-feira de carnaval e recebeu um parabéns com muita energia.
Já na Avenida Olegário Maciel, o Garotas Solteiras fez a festa de muita gente ao som de Beyoncé, Madonna, Lady Gaga, Pabllo Vittar e Anitta. O cantor Edu Ruas falou da importância de Pabllo Vittar e de respeito e diversidade. "É a primeira vez que a gente tem um representante LGBT tão forte", disse Ruas.
O grupo "Mães pela Diversidade" também marcou presença. "As mães estão ocupando as ruas de BH, acompanhando os filhos para levantar a bandeira deles. Eles não estão sozinhos", afirmou a coordenadora do grupo em Minas, Myriam Salum. Ela informou que todas as segundas-feiras tem reuniões das 18h às 19h no Centro de Referência da Juventude, ao lado da Praça da Estação, no Centro da capital.
Comments