Baixada Fluminense teve casas inundadas e ruas alagadas
- sudestenoticia
- 9 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Moradores ficaram ilhados na segunda-feira, principalmente em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo. Em Caxias, choveu em dois dias 30% do previsto para o mês de janeiro.

Rio voltou ao estágio de normalidade no começo da madrugada desta terça-feira (9). Na noite de segunda-feira (8), choveu forte na Baixada Fluminense. Ruas ficaram alagadas, e a água invadiu as casas nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo. Não há previsão de chuva para a manhã desta terça (9). Segundo a meteorologia, podem ocorrer pancadas de chuva no final do dia.
No centro de Duque de Caxias, foi mais uma noite de medo e preocupação. A enxurrada assustou quem voltava do trabalho, como mostram as imagens feitas por moradores . A correnteza era tão forte, que muita gente teve que esperar dentro das lojas.
Foram muitos transtornos também na Rua Manoel Teles. A via ficou alagada. Os carros não conseguiam passar.
Em Nova Iguaçu, vários moradores gravaram a água invadindo as casas. Foi assim no bairro Cabuçu.
Moradores também mostraram a água invadindo quintais, garagens e as casas no Jardim Alvorada. Em Comendador Soares, o volume era tão alto que a rua desapareceu.
Segundo uma moradora, em 20 minutos de chuva, as pessoas não conseguiam entrar nem sair das próprias casas. No bairro Miguel Couto, um motoqueiro tentou enfrentar o alagamento e quase ficou pelo caminho.
Em Belford Roxo, os moradores da Vila Paulina estavam indignados. Eles reclamaram que toda vez que chove a área fica alagada.
No Rio, choveu à noite, principalmente nas zonas Norte e Oeste, mas o aguaceiro foi dando uma trégua durante a madrugada. E veio a boa notícia: a cidade que estava em estágio de atenção desde domingo (7), passou agora para a situação de normalidade.
Na manhã desta terça, em Duque de Caxias, as águas do valão que transbordou na Vila Maria Helena já tinham escoado. Só entre domingo e segunda-feira choveu em Caxias 30% do que é previsto para todo o mês de janeiro: 61 mm.
Segundo a Defesa Civil, em Belford Roxo, nas últimas 24 horas choveu um total de 190,2 mm. Em uma semana, o equivalente a três em Vila Santa Rita, o bairro mais atingido pelas chuvas.
A Prefeitura de Nilópolis informou que choveu 138 mm nas últimas 24 horas no município, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Segundo a Prefeitura de São João de Meriti, nos oito primeiros dias de janeiro – até a manhã de terça - choveu no município o esperado para o mês inteiro. Foram, em média, 186,73mm.
A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SuPDC) de Nova Iguaçu informou que choveu 76,4 mm em 24 horas na cidade. O esperado para todo mês de janeiro é de 210mm.
Comments