top of page
Buscar

Brumadinho tem vacinação neste sábado contra febre amarela

  • Luiz Otávio, Frutal-MG
  • 6 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Imunização foi reforçada na área rural do município após a confirmação de dois casos da doença. Cinco unidades de saúde estão abertas até as 16h.

Cinco unidades de saúde da área rural de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão abertas para atender moradores que ainda não se vacinaram contra a febre amarela. O funcionamento vai até as 16h deste sábado (6). Dois casos da doença foram confirmados na cidade.

A população pode procurar os Postos de Saúde da Família no bairro Casa Branca, nos distritos Aranha, Piedade e Suzana, além do localizado na comunidade Palhano, que fica neste último.

Durante a semana, a Policlínica Municipal é outro ponto de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que uma única dose é suficiente e que a vacina é destinada a usuários com idade entre 9 meses até 59 anos e 11 meses. De acordo com o município, as doses são suficientes para imunizar os 16% da população que ainda não tomaram a vacina e um reforço de 500 unidades foi pedido ao Ministério da Saúde.

Um dos casos confirmados resultou na morte de um homem 51 anos, que era morador da zona rural da cidade. O teste realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) detectou a infecção pelo vírus causador da febre amarela, conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O segundo caso confirmado foi de um paciente de 37 anos. Ele foi transferido para o município de Serra, no Espírito Santo, e permanecia internado nesta sexta-feira.

De acordo com a prefeitura de Brumadinho, dois macacos achados mortos foram submetidos a exames que deram laudo negativos para febre amarela, mas, mesmo assim, a campanha de vacinação foi reforçada nas regiões em que foram encontrados.

Por causa da febre amarela, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, que tem área na cidade, foi fechado preventivamente.

De dezembro de 2016 a junho de 2017, o estado registrou 136 mortes por febre amarela, todos da forma silvestre. O período foi caracterizado como o pior surto da doença já registrado em Minas Gerais.

Veja os endereços dos postos abertos em Brumadinho:

  • Bairro Casa Branca - Rua 1, nº 50

  • Aranha - Praça Padre Agostinho, s/n

  • Piedade - Rua dos Passos, s/n

  • Suzana - Praça Central, s/n

  • Palhano - Avenida Nossa Senhora Conceição, nº 9

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Já em ambiente urbano, a partir do Aedes aegypti, de acordo com o Ministério da Saúde. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Comments


Sobre nós
Áreas Noticiadas

Espirito Santo (Brasil)

Minas Gerais (Brasil)

Santarém (Portugal)

Rio de Janeiro (Brasil)

São Paulo (Brasil)

Siga Sudeste Notícia
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

® 2018 por Sudeste Notícia

bottom of page