top of page
Buscar

Segunda Ponte precisa de urgência em manutenção, alerta Crea-ES

  • Guilherme Luiz Vitoria-Es
  • 19 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Fora a fenda de dilatação além do normal, os pilares de sustentação estão em estado avançado de corrosão, colocando em risco toda a estrutura.

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) fez uma vistoria técnica na Segunda Ponte, que liga Vitória, Cariacica e Vila Velha e apontou a necessidade de manutenção urgente no local, nesta segunda-feira (18).

Segundo representantes do órgão e da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-ES), os pilares de sustentação estão em estado avançado de corrosão, colocando em risco toda a estrutura. Além disso, a fenda de dilatação da Segunda Ponte é maior do que o normal, segundo o Conselho.

“O que mais preocupa é quando nós olhamos as bases e vemos o estado de conservação. Ali está num meio muito agressivo, que é o mar, mais o esgoto, que agridem muito a estrutura e isso nos preocupou muito”, afirmou o coordenador do Crea-ES, Jaime Veiga.

Além da degradação da base da ponte, há abertura excessiva da fenda entre os blocos da ponte, que chegam a quase cinco centímetros a mais do que deveriam estar. Nessas fendas, há ainda árvores crescendo e, na parte de baixo, ainda mais árvores penduradas na estrutura de concreto.

“Nós chegamos à conclusão que a Segunda Ponte encontra-se num estado lastimável, por não haver manutenção. Uma ponte que foi entregue ao tráfego em 1979. Então, 38 anos se passaram e não houve manutenção. Nós temos a junta de dilatação que não funciona mais, permitindo a passagem de água. Isso começa a criar porosidade, passar mais água, atinge a ferragem, começa a oxidação”, disse Veiga.

O problema poderia ter sido evitado se tivessem sido realizados trabalhos de inspeção e manutenção. De acordo com o Crea-ES, o custo da manutenção preventiva é muito menor que o da manutenção corretiva.

“Cada real que você investir na manutenção preventiva, você economiza R$ 25 na corretiva. Então, devemos fazer contas, ser inteligentes, já que é o dinheiro público”, disse o coordenador.

Dnit

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, em nota, que, já há nova licitação para contratação de empresa para executar serviços de conservação e manutenção na BR-262, que se encontra em fase final de homologação para posterior formalização do contrato. Em seguida, vai ser dada ordem de início dos serviços na ponte.

Comentarios


Sobre nós
Áreas Noticiadas

Espirito Santo (Brasil)

Minas Gerais (Brasil)

Santarém (Portugal)

Rio de Janeiro (Brasil)

São Paulo (Brasil)

Siga Sudeste Notícia
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

® 2018 por Sudeste Notícia

bottom of page