top of page
Buscar

Portugal e Ucrânia assinam acordos para reforçar cooperação econômica

  • Natasha, Portugal
  • 18 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Portugal e a Ucrânia assinaram esta segunda-feira quatro instrumentos bilaterais para reforçar as relações econômicas e a cooperação em áreas como energia, desporto e juventude, durante a visita que o Presidente ucraniano realiza a Lisboa.

O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, reuniu-se com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades — sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros — durante cerca de 30 minutos, seguindo-se a assinatura dos acordos e memorandos de entendimento pelos dois países.

Os instrumentos têm o objetivo de “aprofundar a cooperação, no ano em que se assinala o 25.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas” bilaterais, segundo o Governo português.

O acordo sobre cooperação econômica “visa reforçar as relações econômicas bilaterais”, em áreas como a indústria química, as infraestruturas, transportes, ambiente e turismo. Este acordo “complementará, no plano econômico, o acordo de associação celebrado entre a União Europeia e os seus Estados-membros, por um lado, e a Ucrânia, por outro”, em vigor desde 1 de setembro passado.

Além deste, os dois países assinaram um memorando de entendimento na área da eficiência energética, energias renováveis e combustíveis alternativos, que visa “identificar e aproveitar oportunidades para a realização de projetos conjuntos” nestes domínios.

“O estímulo e apoio à cooperação entre entidades empresariais dos dois países será uma das prioridades na implementação desse instrumento jurídico”, acrescenta uma nota do executivo português.

A partilha de conhecimento, experiência e recursos entre Portugal e Ucrânia nos domínios da juventude, da atividade física e do desporto é o objetivo de outro memorando de entendimento assinado, enquanto um terceiro visa a cooperação no domínio dos arquivos, que prevê trocas de informação sobre a legislação em vigor no âmbito das matérias arquivísticas e respetivas alterações ocorridas, assim como manuais, normas, regulamentos e outra literatura específica sobre arquivos.

Petro Poroskenko, que neste dia realiza uma visita oficial a Portugal, foi recebido de manhã pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, e pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, no parlamento.

Depois do encontro com o primeiro-ministro, Poroshenko participou num almoço com António Costa. Durante a tarde, o chefe de Estado ucraniano faz um passeio de elétrico por alguns dos bairros típicos de Lisboa. À noite, Marcelo Rebelo de Sousa oferece um jantar oficial ao Presidente ucraniano.

 
 
 

Comments


Sobre nós
Áreas Noticiadas

Espirito Santo (Brasil)

Minas Gerais (Brasil)

Santarém (Portugal)

Rio de Janeiro (Brasil)

São Paulo (Brasil)

Siga Sudeste Notícia
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

® 2018 por Sudeste Notícia

bottom of page