Procuradoria Eleitoral do Rj entra com ação no TRE para que Bernardinho seja multado por antecipar c
- Wellysson Rio De Janeiro-Rj
- 15 de dez. de 2017
- 2 min de leitura

Para a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), o ex-técnico da seleção brasileira masculina de vôlei e medalhista em quatro edições dos jogos olímpicos, Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, é o 1º pré-candidato do Rio de Janeiro a "queimar a largada" das eleições gerais do próximo ano.
O órgão sustenta que o ex-treinador quebrou as regras e, por isso, pede à Justiça Eleitoral que ele seja advertido e multado. Incumbida de fiscalizar irregularidades em campanhas, a PRE quer que o ex-treinador pague multa de R$ 25 mil e retire conteúdos das redes sociais considerados, por ora, proibidos.
Na ação protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quinta-feira (14), o procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, cita matérias jornalísticas nas quais Bernardinho estaria se antecipando ao pleito, que só tem início oficialmente em meados de agosto do próximo ano. A diversos veículos o ex-técnico já afirmou ser um possível nome ao governo, cargo que disputaria pelo Partido Novo.
São destacadas na peça duas entrevistas do ex-técnico: uma concedida ao colunista Lauro Jardim, de O Globo, e outra durante um evento público em São Paulo. Nelas, segundo a PRE, Bernardinho expõe metas, fala sobre equipe de governo e conclama pessoas a participarem de debates com temas como segurança, saúde e educação.
Até nomes de suposto secretariado são aventados, como o ex-secretário de Segurança do RJ José Mariano Beltrame, que poderia retornar à pasta caso Bernardinho vencesse a eleição. Já nas redes sociais, a ação da PRE reproduz uma publicação no Facebook em que aparece os dizeres "Bernardinho filiado ao Novo", ao lado do número do partido.
O G1 entrou em contato com a assessoria do Sesc-RJ, onde Bernardinho atua como técnico da equipe feminina, mas até o momento não obteve retorno.
Comments