Novas espécies botânicas encontradas no ES são oficialmente reconhecidas
- Guilherme Luiz Vitoria-Es
- 15 de dez. de 2017
- 1 min de leitura
Plantas foram coletadas na Reserva Natural da Vale, em Linhares, em uma área conservada de Mata Atlântica. Elas receberam os nomes de de canela vermelha, canela-de-pombo, canela-batata, canela-prata e jueirana-facão.

Cinco novas espécies botânicas encontradas na Mata Atlântica no Espírito Santo foram oficialmente reconhecidas pela Ciência. As plantas estavam na Reserva Natural da Vale, em Linhares.
Segundo a Vale, foram anos de pesquisa e observação até que os pesquisadores tivessem certeza de que se tratava de uma espécie nova.
Confira os nomes das novas espécies encontradas no estado:
Cinnamomum baitelloanum - canela vermelha
Mezilaurus sessiliflora - canela-de-pombo
Ocotea batata - canela-batata
Williamodendron itamarajuensis - canela-prata
Dinizia jueirana-facao - jueirana-facão
Jueirana-facão
Entre as novas espécies descobertas está a jueirana-facão, que é a primeira espécie do gênero Dinizia encontrada na Mata Atlântica a ser reconhecida oficialmente pela Ciência.
A árvore tem mais de 30 metros de altura e é considerada criticamente ameaçada de extinção. Ela foi registrada em dois locais no Espírito Santo: na reserva de Linhares e no município de Sooretama.
A Reserva da Vale tem 23 mil hectares e é um dos últimos remanescentes de Floresta de Tabuleiro, uma das formações mais ameaçadas da Mata Atlântica no país. O local abriga diversas espécies de flora raras ou ameaçadas de extinção.
Comentarios