Nuvem rara é fotografada em cidade de Minas Gerais
- Luiz Otávio, Frutal-MG
- 13 de dez. de 2017
- 1 min de leitura

Nuvens estranhas , muito diferentes do que normalmente vemos no céu todos os dias surgiram na região da cidade mineira de Lagoa da Prata, na tarde do dia 11 de dezembro de 2017 . Muita gente deve se impressionou com a forma das nuvens, com seu aspecto dramático e até assustador. Os habitantes de Lagoa da Prata viram e fotografaram uma nuvem rara !
O que deu a aparência assustadora foi o aspecto ondulado na base da camada de nuvens . A nuvem que se formou em Lagoa da Prata (MG) era uma " nuvem asperitas ", uma característica especial que as nuvens podem ter e que só em 2017 foi oficialmente reconhecida e catalogada pela da Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês).
A montagem coloca lado a lado a nuvem fotografada em Lagoa da Prata e uma nuvem com a característica "asperitas" que pode ser encontrada no Atlas Internacional de Nuvens da WMO, de consulta pública. São mesmo muito parecidas!
Nuvens "asperitas" fotografadas na Austrália (E) em 2004 e no Brasil (D) em 2017
Veja a foto original de uma camada de altocumulus stratiformis opacus asperitas fotografada no Shorewell Park, na ilha da Tasmânia, que é território da Austrália, em 20 de fevereiro de 2004.
Comments